Sobre a Lava Toga

Sobre a Lava Toga

Não tenho “rabo preso” com nada, nem ninguém. E preciso alertar que essa CPI é inconstitucional. O que precisa ser investigado são as fraudes administrativas dos tribunais, o enriquecimento ilícito de magistrados, os salários superfaturados, entre outros problemas, que NÃO são alvo desta CPI, a Lava Toga.

Em seu pedido de instauração, a Lava Toga não aponta um fato determinante que possa ser investigado. E isso é um requisito obrigatório para que uma Comissão Parlamentar de Inquérito seja instaurada. Ou seja, seus argumentos, por mais justos que pareçam ser, não se sustentam e podem ser derrubados pelo próprio alvo dela: o Poder Judiciário.

Com isso, o único resultado que conseguiríamos seria uma crise institucional, jogando um Poder contra o outro, mas sem alcançar resultados práticos. Nesse momento, ao meu ver, isso só prejudicaria ainda mais o país.

Lembro também que, como já divulgado nesta página, durante a instalação da Comissão de Transparência, Governança, Fiscalização e Controle, ocorrida na semana passada, falei da urgência de se criar uma subcomissão para monitorar, fiscalizar e acompanhar as ações de combate à corrupção em todos os Poderes. Estamos estudando a viabilidade da iniciativa e em breve espero poder dividir com vocês.

Sempre fui a favor da transparência e isso ficou muito claro recentemente, quando votei a favor do voto aberto e declarei publicamente minha posição sobre a presidência do Senado.

Senadora Mara Gabrilli

Publicado em Categorias Rascunhos