Conheça o trabalho incrível da Apae de São Paulo

Foto de criança com sindrome de Down brincando de encaixar argolas coloridas junto com sua terapeuta

Por meio de campanhas educativas, estimulação precoce e reabilitação,  convivência familiar e capacitação pedagógica e profissional, a Apae de São Paulo vem transformando vidas há 57 anosA Apae de São Paulo foi fundada em 1961, uma das primeiras associações do Brasil de defesa dos direitos das pessoas com deficiência intelectual. Participou da criação, em 1962, da Federação Nacional das APAEs, que funcionou durante vários anos em São Paulo e teve como primeiro presidente Antonio Clemente Filho, fundador da APAE-SP.

A Apae-SP atua desde o nascimento até o processo de envelhecimento das pessoas com deficiência intelectual. Propicia o desenvolvimento de habilidades que favoreçam a escolaridade e oferece suporte para o emprego apoiado, além de oferecer assessoria jurídica às famílias acerca dos seus direitos.

Desenvolve o Programa de Autodefensoria​ para que as próprias pessoas com deficiência intelectual conheçam seus direitos e possam lutar por eles promovendo reuniões mensais para debater a legislação e dificuldades do cotidiano das pessoas com deficiência e suas famílias.

Pioneira no Teste do Pezinho no Brasil, o Laboratório da Apae-SP é o maior da América Latina para diagnosticar e impedir o desenvolvimento de doenças genéticas ou metabólicas que podem levar à deficiência intelectual e está credenciado como Serviço de Referência em Triagem Neonatal do Ministério da Saúde. Além disso, por meio do Instituto APAE-SP, a organização gera e dissemina conhecimento científico sobre deficiência intelectual com pesquisas e cursos de formação. ​​

Outro programa que merece destaque é A Divina Dieta voltado para atender um grande público formado por pessoas que precisam seguir dietas restritivas. Desenvolvem alimentos específicos para crianças e adultos com doenças que, se não tratadas, podem levar à deficiência intelectual como a Fenilcetonúria, Leucinose, Acidemia propiônica​, Defeitos do ciclo da ureia, Homocistinúria, Acidemia isovalérica e Acidemia Metilmalónica.

Além da Unidade Central, que oferece todos esses serviços, a Apae-SP está presente em mais nove regiões da cidade em parceria com as Secretarias Municipal de Saúde e de Educação, oferecendo atendimento de Estimulação e Habilitação, Educacional e Socioeducativo a recém-nascidos, crianças e adolescentes moradores em regiões periféricas de São Paulo.​​

Conheça mais em: http://www.apaesp.org.br

Publicado em Categorias 3º setor, Notícias