Direitos dos idosos será tema de audiência pública na Câmara dos Deputados

Mara está sorrindo enquanto olha para duas senhoras ao seu lado. Uma delas, mais próxima, toca seu rosto enquanto coloca a outra mão no apoio de braços de Mara. A outra, sorrindo, olha para Mara com as mãos entrelaçadas.

Deputadas da bancada paulista propõem discussão que irá debater a convenção da Organização dos Estados Americano de Proteção aos Direitos da Pessoa Idosa.

A pedido das deputadas Bruna Furlan (SP) e Mara Gabrilli (SP), a Comissão de Relações Exteriores da Câmara e a Comissão de Defesa dos Direitos das Pessoas Idosas realizarão audiência pública conjunta para debater a Convenção Interamericana sobre a Proteção dos Direitos Humanos da Pessoa Idosa.

As tucanas destacam que a Convenção da OEA é um relevante instrumento para os Estados e governos atuarem na proteção das pessoas idosas. A convenção foi aprovada em junho de 2015, constituindo-se no primeiro tratado internacional que regulamenta sistematicamente os direitos humanos das pessoas idosas.

“É indispensável que o Brasil ratifique essa Convenção para que os direitos dos idosos sejam assegurados em sua plenitude. Assim, a realização da audiência pode desempenhar relevante papel no esclarecimento do conteúdo da Convenção e na mobilização para sua efetiva ratificação”, justificam.

As deputadas sugerem que sejam convidados representantes do Ministério de Direitos Humanos, do Ministério das Relações Exteriores e da Organização dos Estados Americanos (OEA); e Renata Flores Tibyriçá, defensora pública do Estado de São Paulo, coordenadora do Núcleo Especializado dos Direitos do Idoso e da Pessoa com Deficiência.

Fonte: PSDB na Câmara

Publicado em Categorias Notícias