Mara Gabrilli defende mamografia para mulheres com menos de 50 anos

Em audiência pública realizada na Comissão de Seguridade Social e Família da Câmara, a deputada Mara Gabrilli defendeu a realização do exame de mamografia para mulheres com menos de 50 anos.

Recentemente o Ministério da Saúde publicou portaria que altera a idade para o exame de mamografia da faixa etária de 40 para 50 anos de idade da mulher brasileira.

Gabrilli criticou a defesa da portaria pelo ministério. “A portaria deseduca as mulheres brasileiras. Os representantes da pasta a defenderam com base em números de mortalidade, mas esqueceram de falar da vida e de sua qualidade na mulher com câncer de mama”, argumentou.

Além disso, mais uma vez Mara alertou aos representantes do Ministério da Saúde a respeito da falta de mamógrafos adaptados que atendam pacientes cadeirantes. “No estado de São Paulo, por exemplo, existem apenas dois mamógrafos adaptados para atender a mulher cadeirante. Quantos existirão no Brasil?”, questionou.

O deputado Cesar Colnago (ES) e a deputada Carmen Zanotto (PPS-SC) apresentaram projetos de decreto legislativo que sustam a decisão do governo. “Enquanto isso não acontece, estamos trabalhando para alterar o texto da portaria do Ministério da Saúde”, afirmou a tucana.

Fonte: http://www.psdbnacamara.com.br/

Publicado em Categorias Notícias