Mara Gabrilli marcará presença em mais uma edição da REATECH – Feira de Reabilitação e Tecnologia

Mara conversando com um visitante da Feira Reatech

Nesta 15º edição da Feira, além de conferir de perto as novidades, Mara Gabrilli fará uma palestra aberta sobre a Lei Brasileira de Inclusão

Entre os dias 1º e 4 de junho será realizada a 15ª edição da Reatech, a mais importante feira de reabilitação e inclusão da América Latina. Como acontece todo ano, a deputada Mara Gabrilli estará presente no evento e este ano fará palestra aberta sobre as novidades trazidas pela Lei Brasileira de Inclusão, relatada por ela na Câmara dos Deputados.

Nesta edição, Gabrilli participará durante dois dias. Estará presente na quinta-feira, na solenidade de abertura, onde presenciará a abertura da Reatech junto a autoridades, e na sexta-feira, onde palestrará na Reashow, espaço de debates dedicado a expositores do evento.

“Tenho muito orgulho de já ter participado de inúmeras edições da Reatech. É sempre muito bom rever amigos e ainda poder conferir novidades de tecnologia e acessibilidade. Lembro-me de quando fundei há quase 21 anos uma ONG, em um cenário onde reabilitação e tecnologia eram praticamente inexistentes no Brasil. Ver todos esses avanços hoje me impacta de forma muito positiva. Afinal, se hoje desempenho minhas atribuições parlamentares com afinco, é porque tenho acesso às tecnologias que anulam qualquer impedimento motor”, diz Mara.

Relatora da Lei Brasileira de Inclusão, a deputada lembra ainda que o brasileiro com deficiência representa um importante público consumidor. “Pessoas com deficiência movimentam a economia como qualquer outra parcela da população. Estamos falando de um público com poder de consumo em potencial. Cabe a esses estabelecimentos e às empresas investirem na diversidade para que as pessoas com deficiência se sintam cada vez mais incluídas e respeitadas como consumidoras e cidadãs. Neste sentido, a Reatech tem sido uma grande parceira e propulsora da nossa evolução”, diz.

Entre os lançamentos e produtos dos 300 expositores da Reatech, estão as inovações de tecnologia assistiva como aplicativos, adaptações veiculares, cadeiras de rodas elétricas, próteses e órteses, aparelhos auditivos, produtos ortopédicos, materiais hospitalares, distribuidores de produtos, educação, entidades públicas e privadas, entre outros.

Com entrada gratuita, são esperados na feira cerca de 52 mil profissionais da saúde e educação, além de consumidores finais, que poderão conferir, simultaneamente, seminários e palestras dedicados aos temas de reabilitação e inclusão.

Em sua palestra, Mara abordará a construção da Lei Brasileira de Inclusão, legislação que está em vigor desde o ano passado e traz uma série de direitos e inovações à população com deficiência em todo o Brasil. “Na Lei Brasileira de Inclusão, além de reforçamos direitos já instituídos, criamos novos, como a garantia de poder de escolha do público com deficiência em espaços como cinemas, teatros e casas de espetáculos, que deverão oferecer locais acessíveis em todo o estabelecimento, não só em áreas segregadas. Além disso, alteramos o Código de Trânsito, permitindo que as autoridades possam fiscalizar as edificações públicas ou privadas de uso coletivo, como shoppings, supermercados e hospitais, onde as vagas reservadas para idosos e pessoas com deficiência não forem respeitadas”, afirma a deputada.

Maior feira de reabilitação da América Latina, a Reatech movimenta um mercado que cresce a cada ano. Para se ter uma ideia, em 2013, o setor movimentou cerca de R$ 4,5 bilhões e cresceu 18%, segundo dados da ABRIDEF – Associação Brasileira da Indústria e Revendedores e Serviços para Pessoa com Deficiência.

Neste ano, o Instituto Mara Gabrilli, ONG fundada por Mara em 1997, contará novamente com um estande na Feira. A organização, que surgiu inicialmente com foco no apoio a atletas com deficiência, cresceu ao longo dos anos e expandiu sua atuação para outras áreas incluindo social, saúde, pesquisa científica e acessibilidade cultural.

Entre seus projetos, destaca-se o Cadê Você?, cujo objetivo é localizar e atender pessoas com deficiência em situação de vulnerabilidade social na periferia de São Paulo e de outros Estados. Desde 2010, quando realizou a sua primeira edição, o projeto Cadê Você? já atendeu mais de três mil pessoas com deficiência.

Já o Projeto Próximo Passo, braço do IMG, tem como proposta estimular atletas esportivos de alto rendimento e oferecer estrutura e suporte técnico para os treinamentos. Para conseguir viabilizar esse projeto, é necessário o apoio de pessoas que acreditam que o esporte é um forte instrumento inclusivo. A equipe esportiva do Instituto já conquistou diversas medalhas com participação em importantes campeonatos nacionais e internacionais, além de contribuir com a participação de atletas na Seleção Brasileira e recentemente nas Paralimpíadas Rio 2016. O projeto atualmente apoia 21 atletas, divididos nas seguintes modalidades: natação, paratriathlon, paraciclismo, remo, tiro, jui jitsu e atletismo.

SERVIÇO

15ª REATECH | Feira Internacional de Tecnologias em Reabilitação, Inclusão e Acessibilidade

Data: 1º a 04 de junho de 2017, 5ª a 6ª das 13h às 20h | Sábado e Domingo das 10h às 19h
Local: São Paulo Expo Exhibition & Convention Center Endereço: Rodovia dos Imigrantes, Km 1,5 – São Paulo – SP – Brasil Transporte gratuito: Rua Nelson Fernandes, 450 – Acesso pelo Terminal Rodoviário Jabaquara.

  • Palestra Lei Brasileira de Inclusão com Mara Gabrilli
    Local: Espaço REASHOW – 2 de junho, 17h.
  • Stand Instituto Mara Gabrilli: Rua 500 – estande 506.

 

Publicado em Categorias Destaque, Noticias