Primeiro concurso de Miss Mundo Cadeirante tem finalista brasileira

Carla Maia posa na cadeira de rodas com as pernas cruzadas. Ela está em frente ao Museu Nacional de Brasília
Crédito: Gaia Schüler

Carla Maia é brasiliense, tem uma tetraplegia desde os dezessete anos, e foi selecionada para representar o Brasil no evento que vai ocorrer na Polônia no fim de setembro.

Para votar em Carla Maia, clique aqui

A Iniciativa é pioneira. As inscrições de vencedoras de concursos nacionais, ou candidatas em que o país ainda não organiza o evento, ficaram abertas de maio a agosto deste ano. Um olheiro da Polônia encontrou Carla Maia pelo Facebook e a convidou a se inscrever para concorrer a vaga de representante do Brasil. A brasileira se inscreveu e foi selecionada. Amante de desafios, será a primeira vez que Carla Maia vai desfilar.

“A proposta é muito interessante. O objetivo do concurso é mudar a imagem da mulher com deficiência no mundo. Quando fiquei cadeirante, a primeira coisa que perdi foi vaidade. Deixei de me sentir mulher por pura ignorância. Só usava trança nos cabelos, pijamas e nada de acessórios ou maquiagens. Hoje sou miss (risos)! Não quero que outras mulheres se sintam assim. A sociedade é cheia de preconceitos e assexua quem tem deficiência. O concurso é um tapa com luva de película que escancara como nós cadeirantes podemos ser belas, femininas, enfim, mulheres plenas. ”.

Paratleta de tênis de mesa, Carla Maia á a atual campeã brasileira de verão da classe dois. Mas, não poderá defender o título em 2017. O campeonato brasileiro coincide com as datas do concurso na Polônia. “Fiquei triste com a coincidência, mas deixo de representar Brasília para levar o nome do Brasil. Estou muito honrada com a oportunidade. ”.

Depois de organizar quatro edições de sucesso e interesse de mídia do Miss Polônia cadeirante, a entidade polonesa Jedyna Taka (Only One) resolveu inovar e organiza o evento mundial em parceria com a cidade de Varsóvia. As 24 candidatas de 20 países vão participar de worshops e desfilar em traje típico e de gala entre os dias 30 de setembro a sete de outubro. Hotel, alimentação e seguro para a candidata e sua assistente são promovidos pela organização.

Links de interesse:

Vídeo Carla Maia

Acabou o mistério: virei Miss! ? Brasil!!! Site do concurso: http://misswheelchairworld.com/#missworldwheelchair

Publicado por Carla Maia em Quarta-feira, 30 de agosto de 2017

Vídeo Miss Polônia

[ENG] The Miss Poland Wheelchair Final Gala preparations 2016. Working in this kind of atmosphere is much more fun and interesting. 🙂 See what it all looked like. You know that Miss Wheelchair World Final Gala will begin very soon,in a three months time? We can't wait for it!—————–[PL] Przygotowania do Gali Finałowej Miss Polski na Wózku 2016. Praca w takiej atmosferze jest o wiele fajniejsza i ciekawsza 🙂 Zobaczcie jak to wszystko wyglądało. Wiecie, że od Gali Finałowej Miss Wheelchair World dzielą nas już tylko trzy miesiące? Nie możemy się doczekać.

Publicado por Miss Wheelchair World em Quarta-feira, 19 de julho de 2017

Carla Maia

Aos 17 anos Carla Maia teve um sangramento espontâneo na medula espinhal e ficou tetraplégica. Carla é paratleta de tênis de mesa e foi por oito vezes campeã brasileira da classe dois. Jornalista, trabalha na TV Brasil e cobriu as Paralimpíadas de Londres, em 2012, e do Rio de Janeiro, em 2016.

Publicado em Categorias Notícias