Pró-Sangue promove Semana do Doador de Sangue em novembro

Banner de divulgação da campanha: ao centro a parte de um braço recebendo um curativo redondo que completa a palavra "doe". Do lado esquerdo o slogan.Na semana em comemoração ao Dia Nacional do Doador de Sangue, Fundação promove eventos para reverter baixa de 50% do estoque.

Novembro é também Vermelho. Afinal, no 25º dia do mês se celebra a data mais importante para a hemoterapia brasileira: o Dia Nacional do Doador Voluntário de Sangue. E para prestar uma homenagem aos doadores de sangue do Brasil, a Pró-Sangue promoverá a Semana do Doador de Sangue 2018, que acontecerá de 21 a 24 de novembro. O evento pretende não só prestar um tributo aos doadores como também aquecer a coleta de bolsas.

Isso porque os estoques da Pró-Sangue estão bem críticos, num patamar 50% abaixo indicado. E para que o sangue não venha a faltar para quem precisa, é preciso reverter essa situação urgentemente. Afinal, a Fundação abastece mais de 100 instituições de saúde da rede pública do Estado de São Paulo.

Durante a Semana do Doador de Sangue, os candidatos serão recepcionados de forma calorosa. O evento reserva uma série de surpresas para quem visitar os postos de coleta da Fundação.

Dentre as ações que fazem parte da programação da semana, temos o lançamento da campanha “Quem doa sangue sempre vence” desenvolvida pela agência Betc/Havas. A ação pretende valorizar o doador de sangue, mostrando sua real importância. A ideia é fazer com que essas pessoas percebam a doação de sangue como um ato heroico, digno de reconhecimento, que as torna verdadeiras vencedoras na batalha pela vida.

A Pró-Sangue faz um convite a todos para que participem desse evento. Estar presente nessa grande festa será um motivo de alegria para aqueles que precisam do sangue em suas vidas.

Como doar
Para doar sangue basta estar em boas condições de saúde, vir alimentado, ter entre 16 e 69 anos (para menores, consultar site da Pró-Sangue), pesar mais de 50 kg e trazer documento de identidade original com foto recente, que permita a identificação do candidato.

Vale reforçar que é bom evitar alimentos gordurosos nas 4 horas que antecedem a doação e, no caso de bebidas alcoólicas, 12 horas antes. Se a pessoa estiver com gripe ou resfriado, não deve doar temporariamente. Mesmo que tenha se recuperado, deve aguardar uma semana para que esteja novamente apta à doação. No mais, outros impedimentos poderão ser identificados durante a entrevista de triagem, no dia da doação. Para tanto, basta acessar o site da Pró-Sangue e consultar os pré-requisitos de doação.  Só lembrando que de segunda a sexta-feira, o tempo de espera no atendimento é menor.

O posto Clínicas fica na Av. Dr. Enéas Carvalho de Aguiar, 155, 1º andar, a 200 metros da estação Clínicas do Metrô. A unidade atende das 7h às 18h de segunda a sexta; e das 8 às 17 horas nos sábados, feriados e pontes. Aos sábados, o atendimento está limitado a 500 candidatos. Ao atingir esse número, o cadastro fecha. O estacionamento, gratuito aos doadores, fica no bolsão de carros, em frente ao Prédio dos Ambulatórios, dentro do complexo do HC. A entrada é pela av. Dr. Enéas Carvalho de Aguiar, Portaria 1 – InRad.

Para horário de funcionamento dos demais postos de coleta acesse:
www.prosangue.sp.gov.br/doacao/Enderecos.aspx
Mais informações no Alô Pró-Sangue 4573-7800.

A Fundação Pró-Sangue é uma instituição pública, criada em 1984, arrecada cerca de 12 mil bolsas por mês, sendo responsável por 32% de todo sangue consumido na capital e região metropolitana de São Paulo.

Fundação Pró-Sangue
Assessoria de Imprensa
11 4573-7695
imprensafps@prosangue.sp.gov.br

 

Publicado em Categorias Notícias