Combate à corrupção! Mara Gabrilli se posiciona contra PEC da Vingança

Foto tirada de cima no plenário do Senado. Na imagem Mara está no centro e em sua volta estão outros senadores e seus assessores.

A Proposta de Emenda à Constituição, que acabou derrubada na Câmara, enfraquecia a atuação do Ministério Público.

“Calar o Ministério Público não interessa a quem é a favor do Brasil, mas sim da corrupção!”, esbravejou Mara Gabrilli. A senadora se posicionou nas redes sociais contra a Proposta de Emenda à Constituição 5/2021, conhecida como “PEC da Vingança”. A proposta, que acabou derrubada na Câmara dos Deputados, impunha alterações no Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP), como a composição do colegiado — ampliando, por exemplo, o número de integrantes indicados pelo Congresso. Outra mudança prevista era conceder ao Parlamento a prerrogativa de indicar o corregedor do MP.

“A proposta, claramente, tinha por objetivo tirar a independência e enfraquecer a atuação do Ministério Público, uma das grandes conquistas da Constituição de 88. Precisamos de ações para fortalecer instituições como o MP, cuja atuação deve ser autônoma e a serviço da sociedade”, explicou Mara Gabrilli.

O placar da votação na Câmara foi de 297 votos favoráveis e 182 contrários; eram necessários 308 votos para aprovação. Como foi derrubada na Câmara, a proposta não precisou ser votada pelos senadores.

Publicado em Categorias Destaque, Notícias