Instalada Comissão Mista Permanente sobre Migrações Internacionais e Refugiados

foto de Mara sorrindo. Ela posa em frente a um painel com estampa de triângulos em 3D.Colegiado vai monitorar fluxos migratórios nas fronteiras do Brasil e direitos dos refugiados

A senadora Mara Gabrilli (PSDB-SP) foi escolhida como relatora da Comissão Mista Permanente sobre Migrações Internacionais e Refugiados (CMMIR), que reúne deputados e senadores com o objetivo de monitorar os movimentos migratórios nas fronteiras do Brasil e pautar a defesa dos direitos dos refugiados. A presidência ficou com o deputado federal Júlio Gadêlha (Rede-PE) junto do vice-presidente, senadora Paulo Paim (PT-RS)

No próximo mês, a senadora Mara Gabrilli embarca novamente para Genebra, na Suíça, para acompanhar a última reunião do Comitê dos Direitos das Pessoas com Deficiência de seu mandato como perita. Na ocasião ela irá representar o Senado Federal, que não arcará com nenhum ônus ou encargos públicos. A Organização das Nações Unidas é a responsável por todas as despesas dessa comitiva.

Como perita da ONU e, agora, relatora da CMMIR, Mara acompanhará as negociações internacionais para facilitar as tratativas junto ao Ministério das Relações Exteriores e a Missão permanente do Brasil junto à ONU para a proteção de imigrantes e refugiados, em especial aqueles com deficiência, que sofrem inúmeras barreiras para fugir do conflito armado.

Em março de 2022, durante mais uma missão na ONU, ela acompanhou de perto a crise humanitária na Ucrânia e conseguiu intermediar uma série de doações às vítimas da guerra, como equipamentos de proteção individual, insumos de saúde, medicamentos, cadeiras de rodas e outros materiais fundamentais para a saúde e proteção de civis.

Fonte: Com informações das agências Senado e Câmara de Notícias

Publicado em Categorias Notícias