IV Exposição Arte Viver Diversidade vira sucesso com artistas autistas

arte e viver1

Diagnóstico precoce, acompanhamento e terapias adequadas permitem que pessoas com autismo desenvolvam trabalhos criativos e inovadores.

No Brasil ainda falta informação sobre o Desenvolvimento na vida adulta, envelhecimento no no Transtorno do Espectro Autista (TEA) e as necessidades econômicas e sociais que o acompanham.
Muitos adultos com TEA permanecem sem diagnóstico e deste modo, basicamente desconhecidos para serviços especializados. Isto implica do fato destes adultos receberem cuidados de serviços inapropriados e desconhecimento de seus membros da família e da sociedade.

A ONG Autismo & Realidade, por meio de seus projetos e da informação, tem o objetivo de capacitar as famílias e profissionais para identificar e direcionar o Adulto com TEA, favorecendo o desenvolvimento pessoal e de suas famílias.

A capacidade dos autistas de serem independentes está ligada a habilidades de inteligência, funcionalidade e comunicação. “É importante conhecermos os recursos cognitivos e nível de funcionalidade da pessoa com TEA, para adequarmos a demanda da sociedade”, comenta Joana Portolese, coordenadora geral da ONG Autismo & Realidade
É o caso da jovem Fernanda Raquel Nascimento, 22 anos. A terapia ajudou a jovem a vencer os obstáculos que encontrava para interagir. Também progressivamente ela transformou em profissão o que era uma de suas formas de comunicação, o desenho. “Meu maior sonho é ver meus desenhos animados na TV”, diz a própria artista. “Para Fernanda, a arte significa a “liberdade de poder desenhar o que quiser”, pois a “arte é liberdade”. Ela espera que sua arte possa inspirar mais pessoas “sem o medo de desenhar o que pensam e sentem”, conta Regiane Nascimento, mãe de Fernanda.

Devido ao sucesso de seus desenhos, Fernanda se juntou a um grupo de autistas artistas, que além de desenhos, criam esculturas, pinturas, obras literárias, tiram fotos, etc. Além de Fernanda, fazem parte do “grupo” Allan Coelho, 19 amps. Eduardo Ho, 23 anos, Marcela Silva, 09 anos e Leonardo Gimenes, 15 anos. Foi criada então a Exposição Arte é Viver, realizada em 2010 pela primeira vez com apoio da coordenação do Instituto de Psiquiatria do Hospital das Clínicas – IPq/FMUSP. O projeto tem contexto social e educativo e expressa a habilidade artística de jovens autistas.

Em 2013 e 2014, as exposições foram realizadas no Centro Cultural Adamastor, Guarulhos – SP, em comemoração ao Dia Mundial de Conscientização do Autismo.

Em 2015 o Projeto Arte é Viver foi indicado para mostrar os trabalhos artísticos de crianças e jovens durante o mês de abril. A Secretaria de Inclusão da Pessoa com Deficiência do Sindicado dos Comerciários de São Paulo abriu o espaço apoiando a realização da IV Exposição Arte Viver Diversidade para mostrar desenhos, ilustrações e pintura feitos por artistas autodidatas.

Com o apoio da Prefeitura Municipal de São Paulo/Secretaria Municipal da Pessoa com Deficiência e Mobilidade Reduzida – SMPED e diversas instituições (A&R, AMA, ABADS e etc), profissionais e familiares envolvidos no movimento autismo, a IV Exposição Arte Viver Diversidade foi inaugurada no dia 02 de abril e permanecerá aberta para visitação até o dia 30 de abril de 2015. Sendo no dia 28 de abril, a realização da Exposição Arte Viver Diversidade com a mostra dos trabalhos criados pela artista Fernanda Raquel N. Santana no Seminário Emprego Apoiado: nova metodologia na contratação da pessoa com deficiência, evento organizado pela Secretaria de Inclusão da Pessoa com Deficiência/Sindicato dos Comerciários e Gerência Executiva do INSS. E no dia 30 de abril, no Auditório Prestes Maia da Câmara Municipal de São Paulo, durante a realização do II Fórum Municipal de Autismo – Territorialização e Intersetorialidade dos Serviços. A exposição acontece na Rua Formosa, 99, Anhangabaú, SP, das 8h às 17h.

SOBRE A ONG AUTISMO & REALIDADE
A Autismo & Realidade atende a todas as pessoas do espectro autista, seus familiares, profissionais e entidades que necessitem de informações e conhecimento. Elas podem participar de todas as atividades promovidas pela ONG, além de obter informações pelo site www.autismoerealidade.org, incluindo acesso ao manual “Kit dos 100 dias”. A ONG foi autorizada pela Autism Speaks – referência em Autismo – a traduzir e adaptar o conteúdo “Autismo: Manual para as Famílias” e publicá-lo no site. O manual traz informações gerais sobre autismo que são necessárias e úteis para as famílias cujos filhos foram diagnosticados recentemente.

www.autismoerealidade.org
Endereço: Rua Guarará, 529 – 9º andar cj. 91 – Jardim Paulista – São Paulo – SP
Tel.: (11) 2389.4332

Publicado em Categorias 3º setor, Notícias