Evento realizado pelo PSD Mulher, liderado por Alda Marco Antônio e Ivani Boscolo, contou com a participação de lideranças como Gilberto Kassab, Felicio Ramuth e Coronel Salles
Emoção. Essa é a palavra que resume a palestra da senadora Mara Gabrilli que ocorreu nesta segunda-feira (5/8), na sede do diretório estadual do PSD na capital paulista. Com público robusto, o evento contou com cerca de 350 candidatos do partido – a maioria mulheres e pessoas com deficiência. O objetivo do encontro foi abordar um tema inspirador que movimenta há décadas o trabalho de Mara Gabrilli: a a justiça social. “Eu não acredito num país que consiga prosperar deixando os mais vulneráveis para trás. É a base da pirâmide, é maior e ela é imprescindível para o desenvolvimento. E quando uma pessoa vulnerável ascende é a humanidade que dá um salto de qualidade.”
Durante sua palestra, a senadora arrancou lágrimas de grande parte do público, que se comoveu com sua história de vida e trabalho. “Sofri um acidente de carro que me tirou movimentos e até mesmo a capacidade de falar, mas diferente de muitos brasileiros, tive toda estrutura necessária que me permitiu trabalhar para ajudar outras pessoas sem as mesmas oportunidades. Foi na política que tive a chance de mudar a minha vida e a de tanta gente. Posso dizer que a política me salvou”.
Fundador e líder do PSD, Gilberto Kassab, lembrou o histórico político de Mara e enalteceu o início de sua carreira no Legislativo municipal. “Mara foi a vereadora mais competente da cidade de São Paulo. Ela dava trabalho, pois fiscalizava o trabalho da Prefeitura com afinco. Foi essa atuação brilhante que a trouxe hoje aqui”.
Kassab ainda recordou que Mara foi a primeira secretária da pessoa com deficiência de São Paulo na gestão de José Serra, cargo até então inédito no Brasil, além de enfatizar a trajetória da parlamentar. “Mara foi deputada Federal por dois mandatos consecutivos e foi eleita senadora com o “pé nas costas”. Sem contar a reeleição na ONU, onde ela representa as pessoas com deficiência em todo mundo”.
Emocionada, Alda Marco Antônio, presidente nacional do PSD Mulher, afirmou que Mara é uma mulher admirável e que ela veio para enaltecer a luta das mulheres. “Você é uma das nossas e veio para ficar. Sua carreira no Senado é extraordinária e você enaltece o partido”.
Ivani Boscolo, que preside o PSD Mulher no Estado de SP e é suplente de Mara Gabrilli no Senado, lembrou que a palestra de Mara não poderia ter acontecido em um dia mais especial. “Para mim é uma grande honra ser sua suplente e hoje estar do seu lado, ouvindo sua história de vida inspiradora. Tudo isso depois de saber que a nossa ginasta Rebeca Andrade acaba de levar o ouro para o Brasil nas Olimpiadas. Hoje é realmente um dia que marca a importância das brasileiras”.
Para Claudia Carletto, Presidente da Fundação Casa, Mara é o exemplo mais contundente de brasilidade. “E brasilidade no feminino mesmo, que é ser mulher, ser inspiração, ser garra, ser força, ser superação mas ser emoção, ser inspiração e ser amor. Mais uma vez saio da sua palestra com a similar sensação de quando a ouvi falar pela primeira vez – e eu acho que é isso que a Mara desperta em nós: o desejo de ser esse motor de empatia e de humanidade. Ela diz que ajudar o outro a torna uma pessoa melhor. Eu digo que o mundo é um lugar muito melhor porque ela ajuda todos esses outros, que somos nós”.
O vice-governador de São Paulo, Felicio Ramuth, reforçou o coro, parabenizando a senadora Mara e as mulheres do partido, além de agradecer a oportunidade que Kassab o concedeu até aqui. “Se hoje sou vice-governador de São Paulo é porque nosso líder me abriu caminhos”. Já o vereador da capital paulista, Coronel Salles, afirmou estar honrado com a presença de tantos amigos para ouvir uma brasileira que é referência. “Mara possui uma qualidade que nos une: Mara gosta de gente!”
Emocionada, a presidente do Instituto Mara Gabrilli, Beth Ribeiro, afirmou que Mara é uma verdadeira potência e é sempre extremamente motivador sua fala sobre a importância de tirarmos as pessoas com deficiência da invisibilidade para mudarmos a cara do país. “Quando a ouço sempre encontro a reposta do que aconteceu comigo, aprendi que somos infinitos e isso me inspira todos os dias. Por isso, me sinto tão honrada de presidir o Instituto que carrega seu nome”.
Durante sua fala, a senadora lembrou que neste ano o eleitorado de pessoas com deficiência bateu recorde: são mais de 1,4 milhão que estão aptos a votar, um crescimento de 25% na comparação com o último pleito municipal, em 2020. “A Lei Brasileira de Inclusão teve papel fundamental para o crescimento desse eleitorado e é gratificante constatar que a diversidade, que é fundamental para a democracia, tem ganhado cada vez mais espaço”.
Dentre outros temas, a parlamentar ainda trouxe reflexões importantes sobre inclusão para os candidatos a prefeitos e vereadores. “Pense que um professor que está preparado para dar aula para um aluno autista, ele estará muito mais qualificado a lecionar para o restante da turma. Então o recado que deixo a todos vocês: quando uma cidade é boa para uma pessoa com deficiência, ela é muito melhor para todo mundo”.
Ao final da palestra, um público emocionado fazia filas enormes para conseguir uma foto ao lado da senadora.