Pela 6ª vez, Mara Gabrilli é selecionada para disputar o Prêmio Congresso em Foco

Foto do ombro para cima de Mara sorrindo e os dizeres "Pela sexta vez Mara Gabrilli é uma das indicadas do Prêmio Congresso em Foco 2019Está no ar a lista dos parlamentares aptos a disputar o Prêmio Congresso em Foco 2019. São congressistas que não respondem a acusações criminais e que exerceram o mandato por ao menos 60 dias na atual legislatura.
Conforme o regulamento, somente aqueles que preenchem esses dois requisitos poderão concorrer nas categorias gerais (“Melhores Deputados” e “Melhores Senadores”) da premiação mais importante da política brasileira. Clique aqui e veja a lista completa dos indicados.

A senadora Mara Gabrilli é uma das selecionadas para a disputa do Prêmio, que está em sua 12º edição. Esta é a sexta vez que a parlamentar é indicada. Em edições anteriores, enquanto deputada Federal, Mara concorreu por cinco vezes e ficou entre os melhores deputados do Brasil.

Em 2018, na votação do júri técnico, foi eleita melhor deputada por São Paulo, além de ter sido premiada como a deputada que mais trabalha para reduzir desigualdades . No ranking nacional, ficou entre os quatro melhores do Brasil, e na votação popular “Melhores Deputados”, feita pela internet, ficou na 20º posição entre os 360 deputados que estavam aptos a participar da premiação.

“É uma honra ser novamente selecionada pelos profissionais do Prêmio Congresso em Foco, que acompanham no dia a dia o trabalho dos parlamentares. Isso mostra que nosso trabalho está sendo bem feito e está no caminho certo, na luta por um Brasil mais limpo, democrático, acessível e humano para todos os brasileiros”.

O processo de votação pela internet se dará entre 1º e 31 de agosto. Também serão escolhidos e premiados, separadamente, os congressistas mais bem avaliados por um júri especializado e por jornalistas que cobrem as atividades do Parlamento federal. Os vencedores serão anunciados na cerimônia de premiação, marcada para 19 de setembro.

O prêmio

Agora em sua 12ª edição, o prêmio pretende estimular a cidadania a fiscalizar os representantes eleitos, ao mesmo tempo em que reconhece o bom trabalho parlamentar. A intenção é combater a ideia equivocada de que todos os políticos são ruins ou corruptos, tese com adeptos à direita e à esquerda que, no fundo, põe em xeque a própria existência da democracia e de uma das suas instituições fundamentais, que é o Poder Legislativo.

A votação do público é feita pela internet, com fiscalização da Associação Nacional dos Peritos Criminais Federais (APCF). Votam ainda jornalistas vinculados aos veículos credenciados no Congresso, desde que não prestem serviços de lobby ou assessorem congressistas. O júri é formado por cinco pessoas. Quatro, representando as áreas acadêmica, empresarial, trabalhista e o terceiro setor. O quinto assento é do Congresso em Foco, que costuma atuar como mediador e facilitador de um júri que, ano após ano, se revela equilibrado e plural.

Prêmio Congresso em Foco 2019 conta com o patrocínio da Ambev e o apoio do Instituto Democracia e Sustentabilidade (IDS), da Associação Nacional dos Defensores Públicos Federais (Anadef), da Associação Nacional dos Advogados Públicos Federais (Anafe), do Sindicato Nacional dos Procuradores da Fazenda Nacional (Sinprofaz), da Associação Nacional dos Peritos Criminais Federais (APCF) e da Federação Brasileira de Associações de Fiscais de Tributos Estaduais (Febrafite).

Com informações do site Congresso Em Foco  

 

 

 

 

 

Publicado em Categorias Destaque, Notícias