Primeira Jornada em Defesa da Pessoas com Deficiência

Frente Parlamentar em Defesa dos Direitos das Pessoas com Deficiência realiza a primeira Jornada Ampliada para discutir os desafios para a garantia da inclusão e cidadania dessa população.

A Frente Parlamentar do Congresso Nacional em Defesa dos Direitos das Pessoas com Deficiência realiza a primeira Jornada em Defesa dos Direitos da Pessoa com Deficiência, de 18 a 24 de setembro.

A agenda marca a semana de setembro com datas importantes, como o dia 21, que é o Dia Nacional de Luta da Pessoa com Deficiência e o dia 26, Dia Nacional do Surdo.

Na primeira atividade da Jornada a Frente vai debater com entidades e movimentos ligados às pessoas com deficiência, além dos seus parlamentares membros, as demandas, políticas, ações e assuntos relacionados a esse público. O colegiado também fez um levantamento das proposições em tramitação na Câmara dos Deputados e do Senado Federal, para que possam ser discutidos com os presidentes das duas Casas, Rodrigo Maia e Davi Alcolumbre, um encaminhamento para dar celeridade aos projetos mais importantes para a garantia dos direitos dessa parcela da população brasileira, que hoje são mais de 46 milhões de pessoas.

Já no dia de hoje, às 14 horas, acontece uma reunião ampliada com entidades e representantes de movimentos das pessoas com deficiência, de forma virtual. O objetivo é que cada um apresente caminhos e também os novos desafios para as pessoas com deficiência e avaliar se há retrocessos nas políticas públicas para essas pessoas.
Na próxima semana, haverão Rodas de Diálogos com ativistas, atletas paralímpicos, influenciadores digitais, todos com deficiência, sobre as lutas e vivências das pessoas com deficiência no Brasil; dos dias 22 a 24, sempre às 20h30.

No dia 24, a Frente Parlamentar do Congresso Nacional em Defesa dos Direitos das Pessoas com Deficiência também vai debater e convocar a sociedade para a campanha “Legenda para quem não ouve, mas se emociona”. Além de ecoar movimento em defesa da inclusão da tradução de LIBRAS na TV Senado, para assegurar acessibilidade aos surdos, a exemplo da Câmara Federal que adotou o serviço a mais de 10 anos. Dia 26 de setembro, Dia Nacional dos Surdos, às 17h a Frente e entidades usarão a tag #LIBRASnoSenadoJá para buscar conscientização e inclusão de LIBRAS no Senado Federal.

A Frente espera que os eventos sirvam de reflexão e que estimulem mais ações afirmativas pela defesa dos direitos das pessoas com deficiência.

Serviço:

Programação:

18/9, às 14h – Reunião Ampliada da Frente Parlamentar do Congresso Nacional em Defesa dos Direitos das Pessoas com Deficiência com o movimento de pessoas com deficiência.

21/9, às 20:30 (horário a definir) – Reunião da Frente Parlamentar do Congresso Nacional em Defesa dos Direitos das Pessoas com Deficiência com os Presidentes da Câmara, Senado e movimento de pessoas com deficiência;

22/9, às 20:30 – Roda de diálogos sobre as lutas e vivências das pessoas com deficiência no Brasil;

23/9, às 20:30 – Roda de diálogos sobre as lutas e vivências das pessoas com deficiência no Brasil;

24/9, às 20:30 – Frente Parlamentar do Congresso Nacional em Defesa dos Direitos das Pessoas com Deficiência debate a campanha “Legenda para quem não ouve, mas se emociona”;

26/9, 17h – Twitaço pela inclusão de LIBRAS no Senado Federal. #LIBRASnoSenadoJá!

A programação será transmitida no Facebook da Frente: @frentePCD

Publicado em Categorias Notícias