Projeto de Mara Gabrilli prevê acesso prioritário a próteses e órteses para alunos com deficiência

Sala de aula repleta de alunos. Entre elas um aluno com deficiência com duas professoras orientandoProjeto de lei apresentado pela senadora Mara Gabrilli  estabelece prioridade às pessoas em idade escolar no acesso a órteses, próteses e tecnologias assistivas, e, dentre estas, preferencialmente as crianças na primeira infância. Ao justificar o PL 1224/2019, a senadora argumenta por “medidas no campo da saúde para dar mais efetividade à legislação da educação. Ela assinala o dispositivo da Constituição que estabelece como um dos princípios do ensino a igualdade de condições para o acesso à escola. Segundo estatística citada por Mara Gabrilli, em 2014 havia cerca de 140 mil crianças e jovens fora da escola devido a deficiência.

“Concedida essa prioridade, mais crianças terão acesso mais célere a próteses, órteses e outras tecnologias assistivas, e não mais se afastarão das escolas”, afirmou.

O projeto tramita na Comissão de Direitos Humanos e Legislação Participativa (CDH) e aguarda o recebimento de emendas. O texto também será examinado pela Comissão de Assuntos Sociais (CAS), cuja decisão é terminativa: se aprovado, e não houver recurso de Plenário, o projeto seguirá para a Câmara dos Deputados.

Fonte: Agência Senado

 

Publicado em Categorias Destaque, Notícias