Site do Senado poderá ter recurso em Libras

Print do topo do site do Senado na seção notícias. Abaixo os dois avatares do VLibras. Ao lado os dizeres Acessível em LibrasAtualmente a Câmara dos Deputados utiliza essa ferramenta em seu portal. A sugestão é que a tecnologia seja adotada para os sites do Senado e do Congresso Nacional.

O site do Senado poderá ter, em breve, um recurso de avatar em Libras, para cidadãos surdos usuários da Língua Brasileira de Sinais possam ter acesso a todo conteúdo do portal. A sugestão foi feita por meio de um ofício dos senadores Mara Gabrilli (PSDB-SP) e Flávio Arns (REDE-PR) ao presidente do Senado, senador Davi Alcolumbre (DEM-AP).

O recurso VLibras é uma ferramenta desenvolvida para tornar páginas da web acessíveis a pessoas com deficiência auditiva. Fruto de uma parceria entra a Universidade Federal da Paraíba (UFPB) e a Secretaria de Governo Digital do Ministério da Economia, a tecnologia assistiva é totalmente gratuita e está disponível para uso por qualquer instituição pública ou privada. Ela possibilita que conteúdos web na Língua Portuguesa sejam traduzidos automaticamente para a Língua Brasileira de Sinais, por meio de um avatar conectado a um dicionário com mais de 15 mil sinais.

Ao ser instalado em um site, o avatar do VLibras Widget pode ser acessado pelo usuário surdo sem que necessite realizar a instalação em seu próprio computador.

A Lei Brasileira de Inclusão (Lei nº 13.146/2015) garante a efetiva participação das pessoas com deficiência em processos que as envolvam, principalmente em propostas legislativas, por representarem situações em que são discutidos seus direitos e deveres. De acordo com os senadores que sugerem a iniciativa, a disponibilização da referida tecnologia “promoverá maior envolvimento da comunidade surda em condições de igualdade com as demais pessoas no acesso às informações disponíveis na internet”.

Publicado em Categorias Destaque, Notícias