Conheça o Wheelie, projeto brasileiro de cadeira de rodas controlada por expressões faciais

HooboxWheelie utiliza um laptop com uma câmera InteR RealSense para realizar a captura de quase 80 pontos do rosto da pessoa. O programa analisa os pontos e identifica as expressões como por exemplo, um sorriso, meio sorriso, franzir de nariz, levantar de sobrancelhas, um beijo, bochechas infladas e língua para fora. Em seguida, o programa traduz em tempo real as expressões em comandos para a cadeira de rodas: ir para frente, para trás, girar à direita, à esquerda e parar.

Qual desafio de mobilidade o Wheelie quer ajudar a resolver?

Imagine uma pessoa que sofreu um acidente e perdeu o movimento dos braços e mãos. Como ela dirigiria uma cadeira de rodas?

O grupo de pesquisa investigou uma vasta quanti- dade de mecanismos para esse propósito, e o primeiro problema apareceu: a maioria das interfaces obrigava o usuário a colocar um sensor em seu corpo. Senso- res colocados no rosto do usuário para capturar a contração e relaxamento dos músculos faciais, ócu- los com câmeras para capturar o movimento da íris,

Quem poderá ser beneficiado

Pessoas que sofreram traumas e perderam parcial- mente ou totalmente o movimento dos braços e das mãos, como pessoas com paralisia cerebral, AVC ou vítimas de acidentes. Nós acreditamos que a tecnolo- gia poderá impactar na vida de 1.3 milhão de pessoas em todo o mundo.

Quando o Wheelie estará disponível no mercado

A startup recebeu a sua primeira rodada de inves- timentos no começo de 2016, pretendendo entregar um protótipo até o final do mesmo ano. Espera-se que o produto esteja no mercado na primeira metade de 2019.

 

Mais em www.hoo-box.com
Fonte: Hoobox

 

Publicado em Categorias Notícias