Portas Abertas para a Inclusão inicia novas turmas em 15 capitais

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Uma iniciativa do UNICEF e do Instituto Rodrigo Mendes, com apoio da Fundação Futebol Clube Barcelona, o projeto visa garantir, por meio da educação física, o direito de aprender das crianças e dos adolescentes com deficiência.

São Paulo, 08 de abril de 2015 – Abrir as portas das escolas públicas regulares para as crianças com deficiência, garantindo seu direito de aprender e se desenvolver de forma integral. Com esse objetivo, o UNICEF e o Instituto Rodrigo Mendes iniciam a segunda edição do projeto “Portas Abertas para Inclusão”, realizado em parceria com a Fundação Futebol Clube Barcelona.

Até o final deste ano, professores, gestores e técnicos de escolas municipais de 15 capitais brasileiras participarão de um curso sobre educação física inclusiva. A partir da realização de um diagnóstico, serão estimulados a trocar experiências e desenvolver projetos práticos em suas escolas. “Por meio do esporte e da brincadeira, queremos promover o direito das crianças com deficiência estarem na escola, aprendendo e se desenvolvendo com as demais crianças”, destaca Rodrigo Fonseca, especialista da área de Esporte para o Desenvolvimento do UNICEF no Brasil.

Em sua primeira edição, entre 2013 e 2014, a iniciativa alcançou mais de 22.500 alunos da rede municipal de ensino nas 12 cidades-sede da Copa do Mundo. Ao todo, 324 educadores, gestores e técnicos concluíram um curso semipresencial. Nesta nova etapa, o projeto foi expandido para mais três cidades, e novas escolas estão sendo mobilizadas em Belém, Belo Horizonte, Brasília, Cuiabá, Curitiba, Fortaleza, Maceió, Manaus, Natal, Porto Alegre, Recife, Rio de Janeiro, Salvador, São Luís e São Paulo. O projeto integra as atividades da Plataforma dos Centros Urbanos, uma iniciativa do UNICEF para reduzir as desigualdades que afetam a vida das crianças e adolescentes nos centros urbanos.

“Observamos que os educadores que participaram do curso inovaram em propostas para incluir todos os alunos nas aulas de educação física. Muitas vezes, graças à ressignificação da educação física, conseguimos mudar a forma de toda a escola compreender e se relacionar com as diferenças humanas, superando desigualdades”, completa Rodrigo Hübner Mendes, superintendente do Instituto Rodrigo Mendes.

Além da formação dos professores, a nova edição será concluída, em 2016, com um guia de experiências de educação inclusiva.

Saiba mais:

· Vídeo sobre o projeto: https://youtu.be/Dofuyxwq0ZQ (esse vídeo conta com as seguintes opções de acessibilidade: audiodescrição e Libras)

· Relatório de Impactos da 1ª edição do projeto: http://bit.ly/1DlNwaX

· Educadores participantes da iniciativa relatam suas experiências de educação física inclusiva: http://bit.ly/1u4xZWW

 

Mais informações para a imprensa:

· Aline Santos – mailto:aline@institutorodrigomendes.org.br – (11) 3726-4468 | 4617-4971

· Immaculada Prieto – iprieto@unicef.org – (21) 98237-0856

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