Dia Internacional da Síndrome de Down: Instituto Olga Kos promove exposições e corrida inclusiva para lembrar a data

olgakos_convite1

A “Mostra Trajetória Artística” e a “Corrida e Caminhada pela Inclusão Olga Kos – Ano III” também comemoram os 10 anos de fundação do Instituto que é referência no atendimento a pessoas com deficiência intelectual

Março é um mês especial para o Instituto Olga Kos (IOK). Há 10 anos o empresário Wolf Kos tornou realidade um sonho que começou a acalentar quando estava no CTI de um hospital tratando de uma grave doença cardíaca. A inspiração para criar uma entidade que ajudasse a integrar à sociedade pessoas com deficiência intelectual veio de uma novela que tinha um personagem com síndrome de Down. 10 anos depois, o IOK atende mais de 3 mil pessoas com deficiência intelectual e também pessoas sem deficiência, mas em situação de risco social.

As oficinas de artes e esportes se espalham por mais de 40 locais da cidade de São Paulo e o Instituto é reconhecido e premiado pelo trabalho que desenvolve. Em março, inúmeras atividades marcam o aniversário do IOK e lembram o Dia Internacional da Síndrome de Down, celebrado em 21 de março. A terceira edição Corrida e Caminhada pela Inclusão no Circuito do Pacaembu terá duas largadas, às 7h às 8h da manhã, no dia 19 de março. E, a série de exposições da “Mostra Trajetória Artística” chega a vários pontos de São Paulo já a partir do dia 03 de março, reunindo obras (telas e esculturas) realizadas pelos participantes das oficinas de artes do IOK, com releituras de vários artistas renomados.

Serviço

Mostra Trajetória artística:

Oficina Cultural Oswald de Andrade
Data: 03 a 11 de março
Horário: Segunda a sexta das 9 às 22h e sábados das 10 às 18 h
Endereço: Rua Três Rios, 363 – Bom Retiro

 

Galeria Olido
Data: 21 a 29 de março
Horário: Segunda a sábado das 9 às 22 horas
Endereço: Avenida São João, 473 – Centro

olgakos_convite3

 

Memorial da Inclusão
Inauguração: 03 de março
Exposição: de 06 a 31 de março
Horário: Segunda a sexta, das 10 às 17h; no último sábado do mês das 13 às 17h.
Endereço: Avenida Auro Soares de Moura Andrade, 564, Portão 10 – Barra Funda

No Memorial da Inclusão, a exposição reúne o universo cósmico nas telas, objetos de cotidiano nas placas de gesso e os gestos nas esculturas. A mostra é uma releitura do trabalho dos artistas plásticos Takashi Fukushima, Caciporé Torres e Yutaka Toyota.

olgakos_convite2(corrigido)

 

Corrida:

Corrida e Caminhada Pela Inclusão Olga Kos – Ano III
Data: 19/03
Local: Praça Charles Miller, Pacaembu – São Paulo, SP
Horário: 7h00

 

Sobre o Instituto Olga Kos

www.institutoolgakos.org.br

Fundado em 2007, o Instituto Olga Kos de Inclusão Cultural (IOK) é uma associação sem fins econômicos, com qualificação de Organização da Sociedade Civil de Interesse Público (OSCIP), que desenvolve projetos artísticos e esportivos, aprovados em leis de incentivo fiscal, para atender, prioritariamente, crianças, jovens e adultos com deficiência intelectual. Além disso, parte das vagas dos projetos é destinada a pessoas sem deficiência, que se encontram em situação de vulnerabilidade social e residem em regiões próximas aos locais onde as oficinas são realizadas. O Instituto Olga Kos conta com uma equipe multidisciplinar formada por artistas plásticos, arte-educadores, psicólogos, educadores físicos, fisioterapeutas, mestres em Karate-Do e Taekwondo, profissionais multimídia e pedagogos. As oficinas de esportes buscam incentivar a prática esportiva (Karate-Do e Taekwondo), estimular o desenvolvimento mo­tor e melhorar a qualidade de vida dos participantes. Já as oficinas de artes buscam divulgar a diversidade cultural e artística de nosso país, expandir o acesso à cultura, incentivar o exercício da arte e desenvolver os canais de comuni­cação e expressão dos participantes, por meio dos programas: “Pintou a Síndrome do Respeito” e “Resgatando Cultura”. Todas estas atividades procuram garantir que a pessoa com deficiência intelectual reúna con­dições de participar de forma mais efetiva da sociedade da qual ela faz parte. Além disso, o IOK desenvolve a articulação de redes de apoio para geração de renda e inclusão no mercado de trabalho, por meio de parcerias com instituições que promovem o aprendizado de habilidades profissionais.

Publicado em Categorias 3º setor