Março é o mês da síndrome de Down: confira os vários eventos na cidade

Crianças com síndrome de Down brincam sentadas no chão. Ao seu redor diversas pessoas em pé e ao fundo o céu azul.Move21 celebra o Dia Internacional da Síndrome de Down com CaminhaDown São Paulo, Bike Down e atividades culturais. Evento acontece no dia 25 de março no Parque Villa-Lobos, em São Paulo, a partir das 9 da manhã, e terá diversas atrações para toda a família.

Para celebrar o Dia Internacional da Síndrome de Down (cuja data oficial é 21/03), acontece no dia 25 de março – domingo – a Feira Move21 pela inclusão, acessibilidade, produtos e serviços para a pessoa com deficiência, que reúne organizações do terceiro setor e empresas, e a 4ª edição do CaminhaDown SP e do Bike Down, no Parque Villa-Lobos, em São Paulo, a partir das 9 da manhã.

O evento acontece simultaneamente em várias cidades brasileiras. Na capital paulista, o CaminhaDown SP foi idealizado por uma mãe de uma menina com a trissomia. A ideia surgiu da vontade de reunir famílias, comemorar as conquistas e definir estratégias pela inclusão. Da mesma forma, o Bike Down surgiu de uma mãe que pensou na mobilidade das pessoas com síndrome de Down.

O Estatuto da Pessoa com Deficiência (Lei nº 13.146 de 2015) garante uma série de direitos, no entanto, as pessoas com Síndrome de Down e seus familiares ainda têm um longo caminho a percorrer pela conquista dos direitos previstos na lei.

O evento conta com vasta programação que inclui aulas abertas, atividades para crianças e jovens, shows, caminhada e aulas de bicicleta adaptadas. A abertura está prevista para as 9h com apresentações de jovens com síndrome de Down, autismo e deficiência intelectual.

Haverá também arrecadação de brinquedos (usados, em bom estado) e donativos (1kg de alimento não perecível), que serão destinados a instituições filantrópicas.

Diversas pessoas com braços levantados fazendo atividades físicas, lado a lado, em parque

Cromossomo 21
A Síndrome de Down é uma condição genética que se caracteriza pela trissomia do cromossomo 21. No momento da divisão das células para a formação do bebê o cromossomo 21 se divide em 3 e não em 2 como é comum, fazendo com que a criança tenha 47 cromossomos em vez de 46.

A síndrome traz algumas características, como a hipotonia e a deficiência intelectual, mas o apoio multidisciplinar pode fazer com que a pessoa tenha uma vida regular e independente, participando com autonomia de todas as atividades da vida cotidiana.

Durante o evento será possível esclarecer dúvidas e aprender mais sobre a trissomia.

Use o termo correto
O termo portador não é usado há alguns anos, em função de alterações nas leis e principalmente graças ao movimento social que, nos últimos anos, tem se dedicado ao empoderamento e à valorização da pessoa com deficiência intelectual. Também é inadequado o uso do termo ‘mental’, relacionado a distúrbios. No lugar dele, usa-se simplesmente ‘pessoa com deficiência intelectual’ ou ‘pessoa com síndrome de Down’.

As ações de inclusão procuram evitar a utilização de conceitos também ligados ao capacitismo, evitando a associação de ideias que inferiorizam a condição da pessoa com síndrome de Down. A pessoa com síndrome de Down tem condições de estudar, trabalhar, frequentar lugares públicos, realizar atividades de lazer, participar de todas as situações de vida regular como as demais pessoas.

Bike Down
O pedalar é o movimento do corpo, é a mobilidade e a interação. A liberdade de estar sobre rodas, sentir o vento no rosto, o perfume, o sorriso estampado são conquistas indescritíveis. Então, por que não compartilhar estas alegrias com amigos e, ainda mais, tendo a oportunidade de comemorar o Dia Internacional da Síndrome de Down?

A 4ª edição do Bike Down acontece junto com o CaminhaDown SP e quer promover a interação entre os participantes, por meio de aulas de bicicleta e passeio em ciclovia. As aulas são gratuitas, livres e abertas para todos. Não é necessário possuir experiência.

A programação completa será divulgada em breve no site e nas redes sociais do evento.

A participação dos eventos é livre, gratuita e para todas as idades.
Para saber mais:
www.caminhadown.com.br
www.move21.com.br
www.facebook.com/CaminhaDownSaoPaulo
www.facebook.com/InstitutoMove21/
www.facebook.com/bikedownspmove21/
Feira: https://www.facebook.com/events/183213715602606/
Caminhada: https://www.facebook.com/events/2025376954386832/
Bike: https://www.facebook.com/events/1584729384981680/

Para apoiar o movimento é possível contribuir para a ação de crowdfunding no site
https://www.kickante.com.br/campanhas/apoie-inclusao-com-caminhadown-sao-paulo
Contato com a imprensa:
Ana Paula Costa
anapaula.costagaspar@gmail.com
11 99688.2097

Publicado em Categorias 3º setor, Notícias