A presente autora deste trabalho de conclusão da especialização resolveu análise os pontos com ou sem acessibilidade em Brasília, devido a mesma ser uma pessoa com deficiência (PCD), já foi cadeirante por mais de dez anos e hoje estou me locomovendo com bastante dificuldade com o auxilio de uma bengala.
As fotos nas quais foram tirei dos monumentos e patrimônios de Brasília na qual serão constatados os pontos de acessibilidade para nós pessoas com deficiência (PCD), e posteriormente serão relatadas as autoridades para que elas possam tomar as devias providências. Destes locais e de muitos outros, para que as pessoas com deficiência possam ter pleno acesso dentro e fora destes.
Este Projeto de Intervenção vem analisar os pontos de Brasília desde a chegada na Catedral Militar Rainha da Paz até o Congresso Nacional, os pontos que tem e os que não têm acessibilidade, a fim de possibilitar que as pessoas com deficiência vivam de forma independente e participem plenamente de todos os aspectos da vida(…) em igualdade de oportunidades com as demais pessoas, ao meio físico, ao transporte, à informação e comunicação. (Convenção sobre os Direitos das Pessoas com Deficiências: Novos Comentários).
O público alvo será principalmente as pessoas com deficiência (PCD), e a conscientização do poder público de que as (PCD) tem que fazer parte da sociedade em nosso país de forma que as discriminações sejam deixadas de lado pela sociedade.
Desta forma, o presente Projeto de Intervenção busca incentivar o acesso à informação pelas Pessoas com Deficiência, no meio de nossa cultura, a fim de que estas não apenas conheçam, mais lutem pela garantia do seu ir e vir para qualquer monumento de Brasília. Enfrentar os preconceitos que as PCD ainda vivenciam em pleno século XXI e as desigualdades sociais.
Analisando alguns monumentos e patrimônio de Brasília percebeu a importância de estar relatando por meio de fotos, os pontos por dentro e por fora destes que tem e os que não têm acessibilidade para as pessoas com deficiência.
Para que as autoridades possam se sensibilizar com a população de pessoas com deficiência que só aumenta a cada dia, e possam estar melhorando o acesso a estes monumentos e patrimônios de Brasília para que as PCD possam ter mais oportunidade de participar da vida cotidiana da sociedade Brasileira.
Sandra Rodrigues dos Santos Martins
Relatório do Projeto de Intervenção técnico – cientifico apresentado como requisito para obtenção na Especialização Interdisciplinar em Patrimônio, Direitos Culturais e Cidadania na Universidade Federal de Goiás
Águas Lindas de Goiás, 2015