Pessoas com Síndrome de Prader-Willi, familiares e amigos se reúnem para Caminhada Contra a Obesidade em SP

banner da caminhada com os dizeres 3ª Caminhada Contra a Obesidade Síndrome de Prader Willi. Ao lado a imagem de um garoto gordinho. - Esta é a terceira edição do evento na capital paulista que conta com uma programação especial em virtude ao Mês Internacional de Conscientização da Síndrome de Prader-Willi.

No próximo domingo, 6 de maio de 2018, a Associação Brasileira da Síndrome de Prader-Willi – SPW Brasil realiza na Av. Paulista uma mobilização pública com indivíduos com a Síndrome de Prader-Willi (SPW), familiares, profissionais da área da saúde e amigos. O evento começa às 9h com uma concentração e vai divulgar informações sobre a síndrome e promover a terceira edição da Caminhada Contra a Obesidade na SPW em São Paulo. Haverá brincadeiras e atividades l&uac ute;dicas para as crianças, chamando a atenção para a importância do exercício físico e da alimentação saudável especialmente para esse grupo de pessoas.

Segundo uma das organizadoras do evento, Patrícia Salvatori, embora seja considerada “rara”, a SPW é a causa genética mais comum de obesidade mórbida infantil identificada até hoje. “Informar a sociedade, capacitar profissionais da saúde e divulgar a Síndrome de Prader-Willi são objetivos fundamentais para melhorarmos a qualidade de vida de quem tem SPW no país. E a Caminhada é uma ótima oportunidade para isso!”, afirma Patrícia. De acordo com Gabriella Lemmers Vieira, presidente da Associação, ainda  não existem números oficiais de brasileiros com a Síndrome de Prader-Willi. “Para termos uma ideia mais precisa, implementamos o cadastro nacional dos pacientes pelo site www.spwbrasil.com.br.” Na literatura médica, estima-se que uma em cada 12 mil a 15 mil pessoas tenha SPW.

A caminhada conta com o apoio da Pfizer e do Instituto da Criança (Hospital das Clínicas de SP) e é aberta ao público. A concentração será na Av. Paulista, em frente ao MASP, às 9 horas.

O que é a Síndrome de Prader-Willi (SPW)?

A SPW é um complexo distúrbio genético que afeta o apetite, o crescimento, o metabolismo, a cognição e o comportamento da pessoa. As questões mais preocupantes, no entanto, são a sensação crônica de fome, a falta de saciedade e um metabolismo lento, que podem levar ao consumo excessivo de alimentos e à obesidade potencialmente fatal. Quem tem SPW precisa de intervenção médica multidisciplinar e do controle estrito do ambiente e da alimentação, por vezes incluindo a instalação de cadeados em armários e geladeiras para inib ir o acesso à comida, a fim de ajudar a manter o peso corporal normal e resguardar a boa saúde do indivíduo.

A SPW Brasil

Em dezembro de 2016, foi fundada a Associação Brasileira da Síndrome de Prader-Willi – SPW Brasil, uma organização sem fins lucrativos que tem como objetivos, entre outros, transformar em realidade no país o diagnóstico precoce da síndrome, informar cada vez mais médicos e demais profissionais da saúde sobre a SPW, dar apoio às famílias de indivíduos com a síndrome, e conscientizar a sociedade sobre a importância de uma boa alimentação e do controle rigoroso das calorias ingeridas por quem tem  Sínd rome de Prader-Willi.

Serviço
3ª Caminhada Contra a Obesidade na Síndrome de Prader-Willi em São Paulo

  • Local:  Av. Paulista – em frente ao MASP
  • Data: 06 de maio de 2018
  • Horário: 09h às 12h
  • Mais informações: (11) 98187-2634 – Patricia Salvatori

 

 

Publicado em Categorias 3º setor, Notícias