Seguridade aprova proposta de Mara Gabrilli para debater doença de Parkinson

Mara em comissão falando ao microfone segurado por sua assistente pessoalA Comissão de Seguridade Social e Família (CSSF) aprovou proposta de realização de audiência pública para tratar de assuntos relacionados às pessoas com a doença de Parkinson (REQ712/2018), de autoria da deputada Mara Gabrilli.

A doença de Parkinson é uma doença neurológica, crônica e progressiva, sem causa conhecida, que atinge o sistema nervoso central e compromete os movimentos. Os sintomas variam bastante e o próprio paciente tem dificuldade em identificá-los. De acordo com a parlamentar, essa dificuldade também se reflete na sociedade e até mesmo entre a classe médica. Para evitar o subdiagnóstico na rede de atendimento pública e privada, recomenda-se um programa de reciclagem para a classe médica.

Além de atrasar o início do tratamento adequado, causando sério prejuízo ao doente, a subnotificação impede a atualização de dados sobre a ocorrência da doença. Segundo Mara Gabrilli, há anos o número estimado de portadores de Parkinson no Brasil é de 200 mil. Para ela, essa falta de real conhecimento sobre o impacto da doença no país leva à aplicação inadequada de recursos da saúde.

Segundo ela, há ainda preconceito, descaso e constrangimentos durante os legítimos e legais processos de aposentadoria. A pesquisa nacional também precisa ser incentivada, pois o principal medicamento para tratamento de Parkinson é o mesmo utilizado há décadas e não há nenhuma substância nova ou com capacidade neuroprotetora reconhecida, enquanto existe, no Brasil, pesquisa acerca do uso de novas drogas.

Convidados:

Diretor Presidente da ANVISA médico sanitarista e epidemiologista, Jarbas Barbosa da Silva Júnior; presidente do CNPq, Mario Neto Borges; secretário de Atenção a Saúde do Ministério da Saúde, Francisco de Assis Figueiredo; membro titular da Academia Brasileira de Neurologia, Nasser Allam; professora e Pesquisadora Universidade de São Paulo Fisiologia/ Faculdade de Odontologia de Ribeirão Preto; Elaine Del-Bel e a idealizadora e presidente do “Vibrar com Parkinson”, Danielle Lanzer.

 

Fonte: PSDB na Câmara

Publicado em Categorias Notícias