AMAVC lança livro sobre a vida de vítima de AVC

capaEscrito usando somente o movimento dos olhos, com apoio de uma médica o livro relata a história de vida de uma pessoa com AVC e aborda os riscos e formas de prevenção.

No mês mundial de combate e prevenção do Acidente Vascular Cerebral (AVC), a AMAVC (Associação Mineira do AVC) divulga o livro “A leveza que a vida tem e o AVC”. A obra é o relato da vida de Renato Mariz, vítima de um raro e grave AVC. Ele sobreviveu, mas perdeu todos os movimentos do corpo. Desde então, conta com único recurso que lhe restou, os olhos.

E foi com sua visão que, ao lado da médica Raquel Vilela, retratou sua história de vida, que é um modelo de coragem. O livro une a literatura e a medicina de forma a também abordar os riscos do AVC, as maneiras de preveni-lo e também a mostrar que, apesar das dificuldades enfrentadas, é possível viver feliz. O livro leva o leitor a desvendar este universo rico e desconhecido da mente humana.

O acidente vascular cerebral (AVC), ou derrame cerebral, ocorre quando há um entupimento ou o rompimento dos vasos que levam sangue ao cérebro, provocando a paralisia da área cerebral que ficou sem circulação sanguínea adequada. Atualmente o AVC é a primeira causa de mortalidade do Brasil, segundo dados da Organização Mundial de AVC (World Stroke Organization – WSO).  16 milhões de pessoas no mundo, por ano, tem AVC e destes, 6 milhões morrem. Segundo a OMS 80% dos casos poderiam ser evitados.

A AMAVC

A Associação Mineira do AVC é uma associação sem fins lucrativos e nasceu do desejo urgente de alertar a população dos perigos do Acidente Vascular Cerebral/ Encefálico. Sua missão é trabalhar pela melhoria do atendimento e entendimento do AVC, orientando a população sobre, cuidado pessoal/familiar, prevenção, tratamento e reabilitação de forma humanizada.

 

Serviço

Livro “A leveza que a vida tem e o AVC”

Autores: Renato Mariz e Raquel Vilela

Páginas: 272

Os exemplares do livro são vendidos na página da AMAVC, no www.amavc.com.br e custam R$ 40 + taxa de entrega.

 

Publicado em Categorias 3º setor, Notícias