Centro Ruth Cardoso lança projeto para troca de conhecimento entre o 3º setor

EncontroRuthCardoso1

O objetivo é a disseminação de conteúdos com o intuito de fortalecer a atuação em rede das organizações não-governamentais.

Fonte: Centro Ruth Cardoso / Notícias

Imagem: Divulgação / Centro Ruth Cardoso

 

Como repensar o terceiro setor e fortalecer a atuação em rede das organizações não-governamentais? Pensando nisso, o Centro Ruth Cardoso e parceiros lançaram, em 29 de julho, o projeto “Comunidade em rede: conectados sabemos mais”.

O projeto, especialmente desenhado para proporcionar encontros e trocas entre os membros atuantes no 3º setor, foi pensando com o principal objetivo de criar oportunidades para a disseminação de conteúdos que possam auxiliar as organizações a se tornarem contemporâneas e conectadas.

Na abertura do encontro, a diretora-presidente do Centro Ruth Cardoso Regina Célia Esteves de Siqueira, falou sobre a oportunidade de diálogo com um nicho que recebeu especial dedicação de Ruth Cardoso.

“Trabalhar com o 3º setor se apresenta como um compromisso com o legado deixado por Ruth Cardoso, que se dedicou por muitos anos – e não só de maneira institucional, mas na vida acadêmica e pelas suas andanças – ao tema”.

Para ela, o projeto lançado se mostra como uma oportunidade do fortalecimento do setor enquanto rede. “A iniciativa privada tem se articulado em fusões e parcerias, mas isso é visto como uma oportunidade de mercado. Acredito que no nosso caso, do terceiro setor, é algo vital pela própria sustentabilidade e continuidade das nossas ações. Sem uma coalizão mais forte nós ficamos muito enfraquecidos”, destacou.

Por meio de Rodas de Conhecimento com especialistas em diferentes temas, o projeto irá realizar encontros mensais para troca de conteúdos e experiências. Na abertura, Fernanda Cabral e Mariana Campanatti, mobilizaram as cerca de 30 ONGs participantes para um bate-papo sobre o tema “De que mundo estamos falando? Uma breve apresentação sobre o cenário contemporâneo”.

O Imagina na Copa é um projeto de mobilização que buscou promover uma virada para o Brasil até 2014, ano da Copa do Mundo. Mas como elas pensaram em fazer isso? Mostrando histórias de jovens que estavam transformando o país para a melhor.

Durante dois anos, elas viajaram por todo o Brasil para mostrar histórias de pessoas reais. Foram 27 estados, 75 histórias documentadas, 152 empreendedores sociais retratados, 1 guia aberto de replicação da oficina, 78 capitães voluntários, 19 missões lançadas.

Um ano após a Copa do Mundo, o Imagina consolidou os principais aprendizados do trabalho, que foram divididos com as ONGs participantes do encontro.

“Projetos nascem de oportunidades identificadas – alguma necessidade não atendida, algo que pode ser entendido de forma diferente, um processo que pode ser transformado. Para perceber uma oportunidade e criar algo, é importante estar atento ao contexto”, destacou Mariana.

Por meio de exemplos de projetos criados dentro “desse novo cenário”, Mariana e Fernanda falaram sobre engajamento, formas de comunicação, metas etc.

Após a apresentação, os participantes fizeram um momento de cocriação dos conteúdos apreendidos durante o encontro e apresentação aos demais.

Aguarde, porque em Agosto nós teremos mais um encontro! Acesse a Agenda e fique por dentro da programação.

Mais informações no site www.centroruthcardoso.org.br

Publicado em Categorias 3º setor, Notícias