Instituto Alana lança material sobre importância do brincar na escola

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O material será complementado por uma plataforma de troca de experiências entre as escolas. As iniciativas são desdobramentos do Projeto Território do Brincar.

Fonte: Instituto Alana

Imagem: Divulgação / Instituto Alana

 

Uma linda celebração tomou conta do espaço Itaú Cultural no último 5 de agosto. Mais de 500 pessoas, entre educadores, formadores, representantes do poder público, artistas e organizações da sociedade civil, se reuniram para prestigiar o lançamento do material “Território do Brincar: diálogo com as escolas” e da plataforma ‘Território em Rede’.

Ambas as iniciativas são desdobramentos do Projeto Território do Brincar, um trabalho de pesquisa, documentação e sensibilização sobre a cultura da infância, coordenado pela educadora Renata Meirelles e pelo documentarista David Reeks, e correalizado pelo Instituto Alana.
Bate-papo com representantes das escolas parceiras.
Antes de partirem para uma viagem de 2 anos, em que entrariam em contato com diferentes infâncias brasileiras, Renata e David convidaram diversas escolas brasileiras a embarcarem junto com eles. A ideia era construir um diálogo sobre a infância a partir do que seria encontrado em campo. Seis escolas toparam o desafio; foram elas: CEI Alana, Escola Vera Cruz, Colégio Sidarta, Escola Casa Amarela, Escola Viverde e Colégio Oswald de Andrade.

Durante os dois anos de estrada, Renata e David realizaram encontros mensais com os educadores dessas escolas, a fim de relatar e refletir sobre o que as crianças das comunidades por quais passavam tinham a dizer e como essas manifestações poderiam ecoar na realidade escolar.

Deste processo nasceu o material “Território do Brincar: diálogo com escolas”. Composta por um livro e dois DVDs, a produção busca despertar um olhar atento e sensível para a infância e sua linguagem mais potente: o brincar.

Durante o evento de lançamento, os presentes puderam assistir ao documentário que relata a parceria do projeto com essas seis escolas e também tiveram a oportunidade de conversar e tirar dúvidas com os representantes de cada escola.

A ideia, porém, é que essa experiência possa atingir não apenas 6, mas todas as escolas brasileiras. Com esse objetivo, foi lançado, na mesma ocasião, o Território em Rede, uma comunidade de aprendizagem que, a partir de 2016, buscará continuar esse diálogo com as escolas, construindo um espaço de sensibilização para o brincar, de sistematização de experiências, troca entre diferentes atores e instituições e de contribuição para a formação de educadores. Aqueles que tiverem interesse em realizar a pré-adesão ao Território em Rede devem acessar o link http://territoriodobrincar.com.br/rede/.

Mais informações sobre o projeto no site http://territoriodobrincar.com.br

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