PSDB anuncia acessibilidade em programas políticos e eleitorais

WhatsApp-Image-20160712 (1)
O presidente nacional do PSDB, senador Aécio Neves, anunciou na tarde desta terça-feira (12/7) que o partido vai contar com acessibilidade em todos os programas políticos e eleitorais do partido já nas próximas eleições municipais.

Ao lado da deputada federal Mara Gabrilli, Aécio afirmou que a assessoria jurídica do partido já está atuando para garantir que a Lei Brasileira de Inclusão (Lei 13.146/15) seja plenamente atendida. “Já estamos elaborando um documento com orientação a todos os diretórios municipais. O PSDB é o primeiro partido político a garantir a acessibilidade a todos os cidadãos brasileiros”, garantiu.

Mara Gabrilli foi recebida por Aécio em seu gabinete, junto com Paullo Vieira, assessor da parlamentar, que é surdo bilateral e representante do segmento. Ele entregou uma carta a Aécio, na qual ressalta a importância do acesso à informação. “É uma luta antiga da comunidade surda. Como iremos votar, de forma consciente, se não temos acessibilidade para receber informações?”, questiona na carta. Paullo Vieira foi convidado por Aécio a fazer parte do Núcleo de Acessibilidade do PSDB e acompanhar de perto o processo.

Relatora de plenário na Câmara e autora do texto substitutivo final da LBI, Mara explica o que diz a lei. “A LBI, que está em vigor desde janeiro, prevê Em seu artigo 76, a garantia de que os pronunciamentos oficiais, a propaganda eleitoral obrigatória e os debates transmitidos pelas emissoras de televisão possuam, pelo menos, legenda, janela de intérprete de Libras e audiodescrição. Geralmente os partidos disponibilizam apenas a legenda, o que atende a comunidade surda usuária da língua portuguesa, mas não a parte que utiliza a Língua Brasileira de Sinais, que embora muita gente não saiba, é uma língua oficial do Brasil”.

Na semana passada, o PSDB já havia anunciado outra novidade inclusiva: a descrição das imagens nas redes sociais do partido, permitindo que os cegos tenham conhecimento da informação contida nas imagens postadas nas redes. Isso é possível através dos leitores de tela utilizados pelas pessoas com deficiência visual. Os leitores, muitas vezes gratuitos, fazem a leitura do texto, mas não das imagens. Com a descrição da imagem, os cegos, através dos leitores, terão conhecimento de seu conteúdo.

Publicado em Categorias Notícias