Senado aprova voto de solidariedade às iranianas de autoria da Senadora Mara Gabrilli

A Senadora Mara Gabrilli (PSDB-SP) apresentou, nesta terça-feira (22/11), um voto de solidariedade ao povo iraniano, em particular às mulheres do Irã, pela luta em favor da liberdade e dos direitos humanos. A moção foi aprovada por unanimidade na Comissão de Relações Exteriores e Defesa Nacional do Senado Federal.

Ao fazer a solicitação, a parlamentar recordou que ontem, na estreia do Irã contra a Inglaterra na Copa do Mundo do Catar, os jogadores iranianos não cantaram o hino nacional em forma de protesto pela repressão das autoridades de Teerã.

“Como vocês sabem, nobres colegas, em meados de setembro deste ano a jovem iraniana Mahsa Amini foi morta pela polícia moral do Irã por ter saído em local público sem que um véu cobrisse totalmente seus cabelos. Após esse assassinato, as iranianas, sobretudo jovens, ativistas de direitos humanos e muitos homens também, têm ido para as ruas defender os direitos das mulheres e das minorias no Irã. Desde então, a ONU calcula que mais de 300 pessoas foram mortas, incluindo mais de 40 crianças e adolescentes”, afirmou a Senadora.

A Comissão de Relações Exteriores e Defesa Nacional do Senado Federal realiza hoje e amanhã as sabatinas de embaixadoras e embaixadores. Nesta manhã, Mara relatou a indicação da Embaixadora Paula Alves de Souza para se tornar a delegada do Brasil na UNESCO.

Publicado em Categorias Destaque