Embaixadora Maria Luiza Viotti será a primeira mulher da história do Itamaraty a chefiar a embaixada brasileira em Washington
A Senadora Mara Gabrilli (PSD-SP) será a responsável por sabatinar nesta quinta-feira (11/5) a Embaixadora Maria Luiza Viotti para o cargo de Embaixadora do Brasil nos Estados Unidos, a primeira brasileira da história a chefiar um dos postos de maior prestígio do Ministério das Relações Exteriores.
A sabatina ocorrerá na Comissão de Relações Exteriores e Defesa Nacional do Senado Federal. Antes do escrutínio, está prevista a realização de uma audiência pública com o chanceler Mauro Vieira. A Constituição atribui competência privativa aos parlamentares examinar previamente e por voto secreto a escolha dos chefes de missão diplomática de caráter permanente.
Na última segunda-feira (8/5), a Senadora Mara Gabrilli e a Embaixadora Maria Luiza Viotti conversaram por telefone. Na ocasião, a parlamentar solicitou que a futura chefe do Brasil em Washington invista em novas parcerias entre Brasil e Estados Unidos na área de saúde, ciência e tecnologia. Há duas semanas, Mara esteve em Nova York para testar o exoesqueleto Atalante-X, da empresa Wandercraft, para trazer esse equipamento de reabilitação para pessoas com deficiência ao SUS.
Igualdade de gênero
Das 18 indicações do Presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) de autoridades para o Itamaraty já recebidas pelo Senado Federal, há apenas uma mulher nesta lista: a Embaixadora Viotti. Entre os nomes, há Embaixadores indicados para outros postos de prestígio no exterior, como Argentina, França e Reino Unido, além de chefias das missões brasileiras na ONU (Organização das Nações Unidas), OMC (Organização Mundial do Comércio) e OEA (Organização dos Estados Americanos).
Como membro da Comissão de Relações Exteriores e Defesa Nacional do Senado Federal, Mara jogará luz à desigualdade de gênero no Itamaraty e na pouca representatividade das diplomatas nas embaixadas mais importantes do Brasil no exterior, além da falta de brasileiras ocupando cargos de destaque nas organizações internacionais. A ideia é que, junto ao Ministério das Relações Exteriores, o exemplo da indicação da Embaixadora Viotti se repita e abra espaço para maior representatividade feminina na carreira diplomática.
ONU
A Senadora Mara Gabrilli foi eleita perita do Comitê sobre os Direitos das Pessoas com Deficiência da ONU, em um mandato de 2019 a 2022, e é a candidata do Itamaraty para um novo mandato no órgão a partir de 2024. A Embaixadora Maria Luiza Viotti, por sua vez, possui ampla experiência no sistema das Nações Unidas: além de ter sido a primeira Embaixadora a chefiar a Missão do Brasil junto à ONU em Nova York (2007-2013) e também foi chefe de gabinete do Secretário-Geral da ONU, António Guterres, de 2017 a 2022.