Projeto de Mara Gabrilli anula cláusulas de fidelidade em contratos firmados antes da pandemia do coronavírus

Mara, em uma comissão do Senado, olha para baixo lendo um texto enquanto fala ao microfone.Proposta busca garantir aos consumidores o direito de rever fidelidade em contratos assinados antes do estado de calamidade pública decretado no país para que possam remanejar seus os gastos  durante a pandemia do novo coronavírus.

Um projeto de lei (PL 2.021/2020) apresentado pela senadora Mara Gabrilli quer tornar nulas as cláusulas de fidelidade de contratos firmados antes da decretação de calamidade pública, em vigor no Brasil desde 20/3. A proposta apresentada altera o Código de Defesa do Consumidor, ao considerar nulas as cláusulas de fidelidade em contratos vigentes e firmados antes da decretação, pelo poder público federal, do estado de calamidade pública.

“A crise atual afeta não só a saúde dos brasileiros, mas traz também um grande dano à economia do país e de muitas famílias. Há perdas econômicas, diretas e indiretas, no âmbito salarial, assim como por meio do tributo mais cruel, corrosivo e sutil, que é a inflação”, afirma a parlamentar.
Mara cita como exemplo uma família que fez um plano de assinatura mensal de celular num valor mais elevado, com fidelidade de 12 meses.

“Com a possível perda salarial provocada pela situação atual, essa família pode precisar rever o plano antes do período contratado e a cláusula de fidelidade não pode ser impedimento para que isso ocorra”, explica.

Diante desse quadro excepcional de calamidade, a senadora defende que “todas as famílias brasileiras devem ter o direito de verem as cláusulas de fidelidade de contratos anuladas, de modo que possam redimensionar seus gastos domésticos”.

Foto: Edilson Rodrigues/Agência Senado

Publicado em Categorias Destaque, Notícias