A inclusão do docente com deficiência no âmbito educacional

Introdução

No transcorrer de toda a minha trajetória educacional no Curso de Pedagogia, observei que os conteúdos dos livros que nos oferecem subsídios teóricos, enfatizam a educação inclusiva apenas sob a perspectiva do alunado com deficiência.

E ao adentrar as escolas, para o cumprimento do estágio nas modalidades de Educação Infantil, Ensino Fundamental e Gestão Escolar, surgiram uma multiplicidade de inquietações e indagações, na qual vale salientar: Se há uma extensa legislação em prol da inclusão do alunado com deficiência no âmbito escolar, e a perspectiva sobre a inclusão do docente com deficiência no ambiente escolar? Haja vista que esses alunados serão futuros profissionais que poderão atuar em diferentes áreas.
Diante dessa realidade, o presente Memorial tem como objetivo descrever as experiências vivenciadas através das observações e participações realizadas no estágio em consonância aos referenciais teóricos, sob a ótica do profissional docente com deficiência no âmbito educacional, tendo em vista que a instituição escolar é um ambiente composto pela heterogeneidade e consequentemente contempla a diversidade, nesse sentido, deve aprimorar suas práticas em prol da valorização e respeito pela diversidade, sendo que essas são as premissas para a construção de uma sociedade mais justa, inclusiva e evidentemente melhor para todos.
E cabe a nós enquanto futuros educadores, a sublime missão de lançar as sementes.

Franciana Carla Rodrigues
Memorial Descritivo apresentado como Trabalho de Conclusão de Curso de Licenciatura em Pedagogia (EaD) do Centro Universitário Hermínio Ometto- Uniararas
PIRAPORA DO BOM JESUS/SP
Dezembro/2016

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