Mara Gabrilli cobra acessibilidade no ENEM

comissãoCobrado por deputada, Ministro da Educação promete portaria garantindo inclusão da pessoa com deficiência no ENEM

Durante audiência na Comissão de Educação da Câmara dos Deputados, nesta quarta-feira (11/11) a deputada federal Mara Gabrilli cobrou o Ministro da Educação, Aloisio Mercadante, sobre a falta de acessibilidade nas provas do ENEM.

Assista ao vídeo da Comissão aqui

“Tenho um caso, por exemplo, de um estudante surdo e com baixa visão, que solicitou a prova impressa com fonte tamanho 36. No entanto, foi disponibilizado para ele um ledor. Ou seja, de nada adiantava alguém que lesse a prova para ele, pois além da baixa visão, ele não escuta. Uma pessoa como essa, que vence todas as barreiras impostas e chega para fazer a prova do ENEM tem muito a contribuir para o país e não pode ser impedida de fazer o exame por falta de acessibilidade ou de falha na comunicação dos organizadores”, afirmou Mara Gabrilli.

O Ministro concordou e, em resposta, garantiu que fará, amanhã, para ser publicada na sexta-feira, uma portaria criando uma comissão permanente com representação de entidades e de pessoas com deficiência para discutir a inclusão da pessoa com deficiência no ENEM. “E será uma comissão permanente. A tecnologia vai avançando, portanto não é uma coisa só para o próximo ENEM”, garantiu o Mercadante.

Em sua resposta, o Ministro informou também o número de pessoas com deficiência que participaram do último exame. Foram 450 autistas, 10.137 com baixa visão, 1.042 cegos, 6.308 com deficiência auditiva, 1.830 surdos, 19.054 com deficiência física, 2.192 com deficiência intelectual, 6.613 com déficit de atenção, 381 com discalculia, 2.191 com dislexia e 22 surdo-cegos.

Outros temas cobrados pela deputada foram a falta de acessibilidade nas escolas públicas do país e vetos da presidente Dilma Roussef à Lei Brasileira de Inclusão.

Publicado em Categorias Notícias