Totem reúne histórias de refugiados e entrega currículos para estimular inserção

Foto da Senadora Mara Gabrilli interagindo com o totem que conta a história de vida de um refugiado e no final entrega um currículo deleMáquina está instalada no Senado e Mara Gabrilli, senadora e presidente da Comissão Permanente sobre Migrações Internacionais e Refugiados, apoia a iniciativa

A história do Brasil é perpassada por migrantes e refugiados. Segundo último levantamento da Acnur, agência da ONU para Refugiados, até maio de 2023, mais de 110 milhões de pessoas foram forçadas a se deslocar. Isso significa que uma em cada 74 pessoas no mundo encontra-se deslocada de seu país de origem. E o que se percebe em nível global se reflete no Brasil. Hoje o nosso país acolhe 66 mil refugiados, além de outras pessoas com necessidades de proteção internacional.

A senadora Mara Gabrilli, presidente da Comissão Mista Permanente sobre Migrações Internacionais e Refugiados do Senado, em parceria com o Instituto Sou Refugiado, apoia a iniciativa da “Máquina de CVs”, um totem interativo que vem percorrendo espaços públicos, engajando as pessoas e chamando a atenção para a inserção dos refugiados no mercado formal de trabalho.

Um monitor de TV exibe fotos com rostos de refugiados em rápida sequência. Acima do monitor, em letras grandes, uma frase instigante: “Você acredita em destino?”. Logo abaixo da tela, há um grande botão verde que, quando apertado, um vídeo é exibido, trazendo a história de um dos refugiados da foto. Enquanto o vídeo passa na tela, o currículo do imigrante é impresso para ser recolhido pelo visitante.

“Além do acolhimento e do intercâmbio cultural, que são de um valor imensurável, a oportunidade não é só para o refugiado, mas também para a empresa que tem inúmeros ganhos com a contratação. Incluir o refugiado no mercado de trabalho é pensar grande, é oferecer dignidade a essas pessoas, é estimular os brasileiros a respeitarem as diferenças, é movimentar a economia e resgatar o nosso respeito no cenário internacional. Somos uma nação acolhedora e humana, isso deve ser estimulado e valorizado”, afirma Mara.

A Máquina de Currículos já passou pelo Museu da Imagem e do Som de São Paulo, Allianz Park, no estande que a ACNUR montou durante um TEDx, Itaú Cultural, Livraria Cultura, 33å Bienal de Arte de São Paulo, unidades do SESC; e muitos outros espaços culturais e grandes empresas.

“Com a Máquina de Currículo queremos chamar a atenção dos congressistas de forma impactante, trazendo uma mensagem contra o preconceito e a favor da inserção e integração dos refugiados. E quem sabe abrir frente de trabalho para eles nessa grande Casa legislativa”, afirma a fundadora e diretora Luciana Capobianco.

O totem interativo está instalado no espaço localizado na parte superior do anexo 2 do Senado Federal, próximo ao acesso às comissões. Lá permanecerá até o dia 3 de agosto.

Publicado em Categorias Notícias